Capim Grosso: Vereadores aprova plano de cargo e salários dos servidores públicos

Capim Grosso: Vereadores aprova plano de cargo e salários dos servidores públicos

IMG_20151124_095957257_HDR IMG_20151124_100016933

Fotos: Gevaldo Rosa

A última terça feira, 24 de novembro de 2015, entra para a história dos funcionário municipais de Capim Grosso, pois, com o aval do SINSP (Sindicato dos Servidores Públicos),e o plenário mais uma vez lotado, os Vereadores aprovaram o Plano de Cargos, Carreira e Salários da categoria. Representantes sindicais e legisladores falaram na sessão sobre a luta para essa conquista. Acompanhe:

O Presidente da Câmara, Prof Ney, informou sobre a morte do ex Governador da Bahia Lomanto Junior, pedindo 01 minuto de silêncio como homenagem à aquele que tomou a decisão da BR 324, cortar o município de Capim Grosso. Disse que muitas vezes os servidores descarregam as magoas dos salários pequenos nos vereadores, mas a Câmara estava preparada para só votar o plano após o aval do SINSP. Falou que a participação do Secretário de Finanças, Vero Matos, foi de grande importância na construção do Plano.

Erivaldo Almeida, representante estadual do SINSP, disse que todo servidor quando ingressa no serviço público é com anseio de Plano de Carreira que dê oportunidade de desenvolver a função com prazer. “Em Capim Grosso, já deveria ter acontecido isso, é uma luta que se aproxima da conquista”. Comentou que o Plano de Carreira traz diretrizes gerais, como Constituição Federal, Lei Orgânica Municipal e Estatuto dos Servidores garantindo os direitos dos servidores.

Vero Matos, Secretário Municipal de Finanças, esclareceu que a situação dos servidores não poderia deixa de ser resolvida ainda nessa gestão, por isso ainda de implantar um novo Plano de Cargos e Salários, passando as condições financeiras ao sindicato, com o pensamento no crescimento do servidor, “pois o outro não contemplava nada, sem o avanço e a carreira do servidor estava desprezada há mais de dez anos, com reajustes que sempre a inflação engolia”, explicou. Falou ainda da importância em contemplar o servidor que estudar para não perder o quadro. “O índice de pessoal não permite que faça nada. A proposta foi de dar garantia e ganho real de 2016 a 2020 sem haver necessidade de greve e que o próximo prefeito cumpra”, concluiu.

Arivelton Mota sobre o Plano de Cargos e Salários disse que há muito tempo vem lutando e cobrando do Prefeito o adiantamento e como legislador faz as coisas com responsabilidade e conhecimento, dando apoio para que o Plano de Carreira e Cargos venha favorecer aos funcionários, que com salário defasado não tem motivação para trabalhar.

Frank Neto comentou da importância da inauguração do Posto de Saúde do Bairro Planaltino e o breve inicio da construção de uma Praça no local. Informou que o município vai dobrar o atendimento na área de urologia. Sobre o Plano de Cargos e Salários, parabenizou o sindicato pelo desenvolvimento que contagiou todos os setores públicos, acompanhados pela gestão executiva. Disse que a cobrança dos vereadores não foi esquecida e assim que o repasse for feito pelo Governo Federal será feita a mudança de nível dos Agentes de Endemias. “Capim Grosso é contemplado com um plano de qualidade”. Parabenizou ao secretario Vero, pelo empenho na construção do Plano e empenho da gestão.

Gilberto Alves falou que apoia o Plano de Cargos e Salários, parabenizando o SINSP pela conquista e que os vereadores iriam votar por unanimidade, ajudando na construção e nas melhoras para a categoria.

Antonio de Bras comentou que no município existe cerca de 60 pequenas comunidades onde tem ligações, e a zona rural tem necessidades atraindo mais a atenção, sendo necessário a busca de apoio, que muitas vezes não é contemplado. Informou que no domingo foi realizado uma assembléia de previsão orçamentária do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, com apresentação de um plano para 2016. Comentou ainda que o Prefeito e a Secretária de Saúde coloquem atendimentos a altura da população no Posto Médico do Planaltino, “pois não adianta estar bonito e o atendimento não chegar”. Disse que a gestão e a Câmara é um dever e a categoria dos servidores está de parabéns por ter lutado pelo Plano, e que os vereadores sabiam das dificuldades, mas, que agora valeu a pena e o Plano está pronto.

Vanderley Araújo comentou que a população almejava a abertura do Posto de Saúde do Bairro Planaltino, “uma grandeza e foi uma cobrança, como também o calçamento e a praça que vai ser construída”. Cobrou a abertura dos banheiros públicos da área externa do ginásio de esportes. Disse que está do lado do funcionário público e se houve algum erro foi corrigido, “e só assim os Vereadores podem analisar e votar”.

Bruno Vitor parabenizou o Presidente dos SINSP, Miguel Novaes, por ter sido um dos maiores responsáveis pela luta do Plano e também parabenizou o Prefeito Sivaldo, que não se opôs a nada sobre o Plano de Cargos. Agradeceu ao Vereador Frank, Presidente da Comissão de avaliação. Disse que o Plano de Cargos é o início para que se venha fazer modificações ao longo do tempo. Comentou que os Agentes de Endemias, fazem um dos trabalhos mais árduos, às vezes de baixo de chuva, mas, não deixam de trabalhar, “não tem uma cidade com a equipe de ACS e Endemias como Capim Grosso, na região, sendo dignos de elogios”, disse. Pediu aos Vereadores que qualquer correção que depender da Casa junto ao sindicato, não se abstenham, pois a gestão é compromisso e respeito.

Samoel Moto Taxi disse que se ouve muitas falas e elogios, mas é necessário apresentar o outro lado da moeda, “quando se fala que a saúde está a mil maravilhas e a gente chega duas horas da manhã no Centro de Especialidades, encontra o senhor Eluisio, primeiro vereador de Capim Grosso, procurando uma ficha, pois só são 16 atendimentos”. “Ele chegou 23 horas”, disse. “Porque essa realidade não pode mudar? Se tem 30 anos de cidade e vai continuar dessa forma? Chegar no PSF não ter mais vaga tudo bem, agora precisar passar a noite toda em uma humilhação, se são 16 vagas coloquem durante o dia ou nos PSFs, é uma situação vergonhosa”, declarou. “Faz campanha de Novembro Azul, mas quando as pessoas chegam lá não tem vaga, se paga divulgação de rádios e carros de som, chega lá não tem atendimento, a gestão precisa se preparar mais”, indicou. relatou ainda estar fazendo criticas construtivas que venham melhorar o atendimento para as pessoas. “Queima de fogos do IPTU para apresentar a moto, mas quero ver a queima de fogos para apresentar as obras com o dinheiro do IPTU, pois o do ano passado foi apresentado muito pouco”, cobrou. “Miguel não abaixou a cabeça e esse reajuste precisa ser imediato, mas infelizmente não temos o poder para isso, mas deixo claro a coragem de Miguel, Marli e Fernanda por nunca perder uma reunião e lutar pelo Plano”, finalizou.

Vado Verdes Mares disse que o saudoso Lomanto Junior trouxe um grande investimento, mapeando os contornos para Capim Grosso. Agradeceu aos Agentes de Endemias e aos presentes na sessão. Comentou também sobre a corrupção no país e as operações da policia federal, onde pessoas ruins poluem pessoas boas. Também agradeceu pela inauguração do Posto de Saúde do Bairro Planaltino. “Vamos lutar e nos unir para levar o conhecimento”. Demonstrou apoio ao Plano de Cargos e Salários dos Servidores Públicos. Sendo uma luta necessária para os trabalhadores.

Fonte: facebook da câmara

Comments

Comentários no Facebook

shared on wplocker.com