Na volta do recesso do poder Legislativo é apresentado projeto de lei que visa a oficialização da Guarda Municipal de Capim Grosso.

Na volta do recesso do poder Legislativo é apresentado projeto de lei que visa a oficialização da Guarda Municipal de Capim Grosso.

Na sessão da última segunda-feira, 6, na Câmara de Vereadores de Capim Grosso, o Presidente da Casa, Bruno Vitor, comentou sobre a homenagem ao saudoso, Vivaldino Fermino dos Santos, conhecido por Del Marchante, por ter sido um homem trabalhar, alegre e que trouxe muito orgulho à família. “É uma dor e sentimos saudades e a família sente a dor da perca mas sabe que ele está ao lado do pai maior, pelo grande homem e trabalho deixado aqui na terra, que a família receba a homenagem por todos os funcionários e vereadores desta Casa, pois as pessoas especiais merecem”. “Essas palavras também servem para as famílias de Birrinho e Vi do Caminhão, que recebam o carinho”, completou. Comentou sobre o projeto que forma a Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores. Elogiou a construção do colégio do Camboeiro e reforma das escolas de Lagedo, KM 12, Junquinho e Rio do Peixe. Sobre a questão do carro, disse que o vereador já utilizou o veículo e uma única vez que não conseguiu vai para a tribuna criticar. “Precisamos é discutir obras para o município e a preocupação com a estiagem, precisamos da apoio ao homem do campo”, finalizou.

O Vereador Antonio Martinho disse ter analisado o projeto da Guarda Municipal e espera um retorno para observações, inseridas em um processo democrático. Outro importante é o Projeto Nº 191 que institui a Política Alimentar Institucional. Usando como estratégia uma alimentação de qualidade e que todos devem se conscientizar, uma alimentação sem agrotóxico importantíssima, “a gente quer fazer parte e contribuir com o projeto”. “Estive junto com a gestora na última sexta-feira, na comunidade do Colônia, onde foi inaugurada a construção de uma escola e registrou a ação importante, primeiro por ser do meio rural e na comunidade que tem especificidade que é a questão quilombola, não gostaria de estar colocando a nota porque é recém construída, mas a olho nu apresenta-se perfeita e espera alguns dias para registrar a qualidade da obra e seria imaturidade garantir pela construção. Na última terça, esteve no sindicato na posse da nova diretoria de uma importante instituição que organiza os agricultores e agricultoras, nas políticas públicas direcionadas para o campo e tem conversado com o Presidente para que se tire a visão que o sindicato é para apenas aposentadoria.  Comentou sobre ter agendado o carro e foi informado que o mesmo seria utilizado, “a Casa tem que garantir que cada vereador exerça seu mandato e precisa ter responsabilidade”. Disse que vai procurar outros meios para que tenham seus direitos garantidos.

O Vereador Jamber Dantas utilizou a tribuna na sessão da Câmara e informou ter visitado obras importantes que estão em andamento no município. Na oportunidade parabenizou a gestão da Prefeita Lydia Pinheiro e disse que a obra de drenagem da lagoa vai trazer grandes avanços, com uma parceria entre o poder público e privado. “Moradores sofriam com mosquitos e roedores, além da ação de vândalos”, disse. “De maneira planejada a prefeitura vem fazendo a limpeza dos canais, acaba com o problema de esgoto a céu aberto”, adiantou.   Disse que realizou pesquisa no comercio, onde busca fortalecer o comércio e alguns pedidos e ideais foram apresentados com a possibilidade de implantar o sinal da TV São Francisco, “a TV Bahia deixa o comercio de Capim Grosso distante”, explicou. “Volta e meia tem reportagens com a TV São Francisco mas não assistimos”, completou. “Os 20 comerciantes pesquisados apóiam a idéia e isso trará visibilidade maior ao público de cidades vizinhas, conseqüentemente gerando empregos”, concluiu.

O Vice Presidente da Câmara de Vereadores, Arivelton Mota, no uso da palavra comentou que o trabalho não para e a troca de lâmpadas na zona rural teria sido iniciada e retornará novamente após o dia 15 com a chegada do restante do material, como relê, reatores e lâmpadas. Apresentou Moção de Pesar à família do saudoso João Ferreira Carvalho, conhecido como João de Biló, deixando os sinceros sentimentos. Lembrou ter contato no dia a dia com as pessoas, atendendo sempre o que é procurado e buscando sempre melhorias para o município, principalmente na área da saúde.

 

O Vereador Jó Queiroz, utilizou a tribuna da Câmara Legislativa e disse que nenhum vereador parou o trabalho durante o recesso e agradeceu a gestão municipal e secretários envolvidos na construção do Ponto de Ônibus, no Bairro José Mendes de Queiroz, pelo qual vinha lutando há muito tempo. Falou ainda que quando resolveu participar do grupo da situação foi para continuar lutando por melhorias, agradecendo por patrolamento no Recanto da Seriema que vem sendo feito, Pontos de ônibus no KM 12 e José Mendes, sabendo que não dá para fazer tudo, mas aos poucos vem conseguindo melhorias. Fez uma indicação para uma Academia de Saúde no Bairro José Mendes e calçamento para a Rua Caiçara, enquanto não sai, exige que seja feito patrolamento. Apoio o projeto que dá nome à Rua Vivaldino Firmino (Del Marchante), como uma merecida homenagem.

O Vereador Nem da Pastoral, falou sobre as pessoas importantes que deixaram seu legado na comunidade, “como o saudoso Birrinho, que lutou muito pela vida durante mais de dez anos, Ví do Caminhão, que sempre fazia suas doações nas ações sociais e Del Marchante que lutava pela comunidade trabalhando para criar sua família”, lembrou. Pediu que a prefeitura e sua engenharia façam uma planta com uma igreja católica para área destinada à Praça do Bairro Jardim Formosa. Lembrando que um prédio no mesmo bairro foi reformado e está sendo entregue.

 

O Parlamentar Municipal, Nanal Vilas Boas, pediu à mesa diretora que faça uma moção de pesar para o saudoso Bel Moto Taxi, pelos serviços prestados no transporte de pessoas e no esporte capimgrossense. Falou ainda que é louvável o projeto que nomeia rua de Vivaldino (Bel Marchante), trabalhador, homem do campo e guerreiro. Disse ainda que é importante o Ponto de Ônibus do bairro José Mendes, mas que o Jardim Formosa também necessita de um ponto de ônibus, por conta da distância para a escola e os estudantes precisam esperar debaixo de sol e chuva.   Comentou que não pode deixar de pedir a gestão que amadureça no propósito de administração pública, que não adianta jogar paralelepípedos nas ruas, mas que o interesse da comunidade seja primordial. Lembrou que há três meses os funcionários públicos esperam aumento salarial, “os últimos aumentos estavam vindo nos meses de maio, e hoje nem no mês de maio, receberam o reajuste”, concluiu.

O Vereador Jefferson Ferreira, informou ter participado da posse da nova diretoria do Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Capim Grosso, que representa a população rural e as pessoas que têm atividades rurais no município. Comunicou, convidou a todos e ao mesmo tempo parabenizou a Liga Desportiva, pelo campeonato de futsal que chegou à sua final. Sobre o projeto de Segurança Alimentar, os edis precisam garantir o que está no FNDE e na Lei que garante o mínimo de 30% de merenda escolar oriundos da agricultura familiar. Também falou sobre a obra de drenagem na lagoa, sendo importante e tem visitado, explicando que é preciso que os edis se coloquem no lugar dos cidadãos e cidadãs, que moram próximos à lagoa, uma preocupação com a qualidade de vida e saúde do povo. Lembrou que no dia 27 faltou energia, fez reclamação às 19:10hs, e recebeu protocolo as 02:00hs da manhã, informando que a energia seria reestabelecida as 19:15hs. Informou também que no dia 07 de julho de 2015, o juiz Dr Abraão, deu favorável a cobrança de multa de R$ 10.000,00 mil, a cada meia hora de falta de energia, por entender sobre os prejuízos. “É inadmissível uma cidade do porte de Capim Grosso, ficar das 19:00hs às 03:00hs, sem energia, isto traz prejuízos”, completou. “Na última sexta-feira, 03, estiveram na inauguração de mais uma obra no Camboeiro. Visitou o colégio do Sacramento e foi informado pelo empreiteiro que até dezembro será entregue. Sobre a obra das Casas Populares do Bairro Estação da Luz, comentou que até o mês de setembro serão entregues. Na oportunidade parabenizou o trabalho da Secretaria de Assistência Social Hosana Ferreira, também pelo Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Pedras Altas e Caiçara, uma obra de qualidade. “É uma ação importante, complementa a carga horária educacional e envolve às famílias dos alunos”, completou. Deixou a solidariedade aos familiares dos saudosos Del Marchante, Birrinho e Vi do Caminhão.

Com informações FR NOTICIAS

Comments

Comentários no Facebook

shared on wplocker.com