Embarcação naufraga em represa na Colômbia e deixa mortos

Embarcação naufraga em represa na Colômbia e deixa mortos

De acordo com autoridades locais, a embarcação, que afundou neste domingo (25), tinha a bordo cerca de 150 pessoas; autoridades apresentaram números de mortos conflitantes.

Embarcação de três andares naufragou neste domingo na represa de Guatapé, na região de Antioquia, na Colômbia (Foto: Reprodução)

Uma embarcação naufragou na tarde deste domingo (25) na represa El Peñol de Guatapé, um ponto turístico no noroeste da Colômbia. O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, esteve no local já à noite e confirmou a morte de seis pessoas.

“Tivemos informações de que 6 pessoas morreram — três no hospital e três resgatadas por mergulhadores. Há 122 pessoas vivas e bem, e há 31 pessoas que neste momento estão reportadas como desaparecidas”, afirmou o presidente, segundo o jornal local “El Colombiano”.

O número de mortos apresentado por Santos contradiz informação anterior apresentada por Margarita Moncada, diretora do Departamento Administrativo do Sistema de Prevenção, Atenção e Recuperação de Desasters (Dapard) do Governo de Antioquia, que disse mais cedo que “já temos, oficialmente, nove pessoas que foram encontradas mortas”.

Um vídeo publicado na internet mostra o momento do naufrágio. Segundo as imagens, várias lanchas e embarcações que estavam ao redor auxiliaram no resgate dos passageiros, enquanto o barco submergia. Assista abaixo:

Embarcação cheia

Há relatos divergentes sobre o número de pessoas que estavam a bordo da embarcação. De acordo com declarações dadas ao diário pela secretária de governo da Antioquia, Victoria Eugenia Ramírez, a empresa dona da embarcação afirmou que 150 pessoas estavam a bordo. Porém, o jornal colombiano “El Tiempo” afirmou que “fontes oficiais” confirmaram “cerca de 170 passageiros”. Já o capitão do Corpo de Bombeiros de Rionegro disse à emissora local Blu Radio que havia 130 pessoas na embarcação.

As informações são do G1