Com baratas, restaurantes de shopping são interditados em Salvador

Fiscais da Vigilância Sanitária, em Salvador, interditaram na manhã da última sexta-feira (26), um restaurante de comida italiana localizado no Shopping Paralela, chamado IL Forno, por conta de condições higiênico-sanitárias do local. De acordo com o órgão, baratas foram encontradas no estabelecimento. Outros problemas apontados durante a inspeção foram o acondicionamento inadequado de alimentos, uso de utensílios sem o devido cuidado com a higienização, estrutura elétrica exposta.

“A presença de baratas pode acarretar na contaminação dos alimentos por microorganismos patogênicos como bactérias, vírus e fungos, sendo fonte de agravos à saúde. Em locais de grande aglomeração de estabelecimentos, como é o caso dos shoppings, é preciso que os mesmos adotes medidas conjuntas de controle de vetores para evitar que os insetos migrem entre as cozinhas, estoques e locais de manipulação de alimentos”, ressaltou Kátia Resak, chefe do setor de alimentos.

A ação foi motivada após a denúncia de um consumidor sobre irregularidades no espaço de produção e estoque do estabelecimento. Para a reabertura é necessário que o proprietário realize a readequação do local e solicite uma nova visita da Vigilância para verificar se o restaurante está em conformidade com as normas exigidas pela legislação sanitária vigente.

Em outra inspeção realizada na tarde de ontem (25) no mesmo shopping, a Vigilância interditou outro restaurante de culinária japonesa, chamado Bonzai, por apresentar infestação de baratas. Após a dedetização química e orientações dos técnicos sanitários, o estabelecimento foi reaberto e funciona normalmente.Fonte/acordacidade.com

81787-3