Dia de Independência do Brasil na Bahia é festejado em Salvador

Dia de Independência do Brasil na Bahia é festejado em Salvador

Cortejo com moradores e autoridades percorreu centro antigo de Salvador; manifestantes aproveitaram data e levaram cartazes com reivindicações

A Bahia festeja 194 anos da Independência do Brasil no Estado neste domingo (2). Desde o início da manhã, organizadores, moradores e alguns manifestantes já podiam ser vistos nas redondezas do Largo da Lapinha, bairro do centro antigo de Salvador. Crianças, adultos e idosos acompanharam o cortejo do chão e das janelas de algumas casas que ficam no trajeto do evento cívico. A comemoração começou por volta das 6h, com uma alvorada de fogos, e segue durante todo o dia.

Por volta das 8h, já com centenas de pessoas acompanhando o evento, foi feito o hasteamento das bandeiras de Salvador, Bahia, Brasil e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), feito, respectivamente, pelo prefeito ACM Neto, o vice-presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Luís Augusto; o governador Rui Costa; e pelo professor Eduardo Morais de Castro. A cerimônia foi realizada ao som do Hino Nacional, executado pela banda de música da Marinha.

Em sequência, dois dos símbolos dos festejos, o Caboclo e a Cabocla iniciaram o desfile, saindo da Lapinha, em direção ao Centro Histórico de Salvador. A Praça Dois de Julho, conhecida como praça Campo Grande, é o ponto final do desfile.

A Praça Campo Grande é, por sinal, o local previsto para acontecer o encontro de filarmônicas, sob regência do maestro Fred Dantas, das 17h30 às 21h30. Já na segunda (3), o público vai poder participar do Baile da Independência com a Orquestra do Maestro Fred Dantas, das 18h às 21h30, também no Campo Grande. As celebrações serão encerradas às 18h30 do dia 5 de julho, com a volta dos carros emblemáticos ao bairro da Lapinha. O ato contará com a participação da orquestra do maestro Reginaldo de Xangô, Fanfarras e Grupos Culturais.

As informações são do Varela Noticias