Polícia Federal deflagra operação que investiga fraudes bancárias na Bahia

Polícia Federal deflagra operação que investiga fraudes bancárias na Bahia

A Polícia Federal deu início nesta terça-feira, dia 19/7, a Operação Ali Babá, que tem como objetivo, desarticular organização criminosa responsável por aplicar golpes na Caixa Econômica Federal e em outras instituições financeiras da Bahia. Pelo menos 140 policiais cumprem 25 mandados de prisão – sendo 10 preventivas e 15 temporárias –, 28 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de condução coercitiva nas Cidades de Salvador, Feira de Santana, Seabra, Palmeiras, Monte Santo, Presidente Tancredo Neves e Remando, todas na Bahia.

Conforme a PF, a organização criminosa atua através da constituição de empresas irregulares e em nomes de “laranjas”, com as quais eram obtidos empréstimos com diversas agências bancárias, com valores altos. Depois de conseguir o empréstimo as empresas não cumpria o pagamento. Ainda segundo a investigação, a quadrilha atua desde 2006 e também contava com a participação de pessoas especializadas em fornecer documentos falsos para facilitar a abertura de novas empresas e novos empréstimos fraudulentos.

Ao todo, 19 empresas foram identificadas no sistema, mas a PF suspeita que o número seja maior. Só no ano de 2013, os prejuízos aos cofres bancários chegavam a R$ 10 milhões. Os criminosos terão que responder por organização criminosa e estelionato.

Fonte: Horado Bico

policia

Foto: Divulgação/PF-BA