Prazo para Conferências Municipais é ampliado a pedido do COSEMS

Prazo para Conferências Municipais é ampliado a pedido do COSEMS

Por solicitação da presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), Stela Souza, o prazo para realização das Conferências Municipais foi ampliado para 30 de abril. A solicitação foi feita durante reunião do Conselho Estadual de Saúde (CES) nesta quinta-feira (14) por Stela, que também é conselheira estadual de saúde, e aprovada pelo colegiado.

Stela justificou o pedido afirmando que, apesar do movimento feito pelo COSEMS e CES para que os municípios se organizem o mais rápido possível, muitos ainda não tinham conseguido agendar suas conferências. Para ela, questões como a discussão do PPI, o relatório anual de gestão, RAG com problema de transmissão e reuniões sobre a nova portaria de cirurgia eletiva do Ministério da Saúde estavam dificultando a organização das conferências nos municípios.

“O pedido de ampliação do prazo pelo COSEMS é para que 100% dos nossos municípios realizem a conferência. Se mantivéssemos o prazo de 15 de abril, não sei se alcançaríamos 50%. É bom para a Conferência Estadual, é bom para Conferência Nacional e é bom para Bahia que todos façam, por isso ficamos muito felizes em ter a nossa solicitação aprovada”, comemorou Stela.

Durante a reunião do CES também foi apresentado e aprovado o Plano Estadual de Atenção ao Câncer 2016-2023, exposto por Maria Alcina Boulhosa, e debatidos temas sobre da X Conferência Estadual de Saúde.

Com  informações www.cosemsba.org.br