Sesab confirma aumento no número de infectados por doença misteriosa

Sesab confirma aumento no número de infectados por doença misteriosa

Órgão ainda declarou que está em curso um processo de investigação da doença

peixe-1-550x320

A doença misteriosa que está deixando milhares de baianos preocupados já fez novas vítimas. Até o último sábado, segundo boletim da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), eram 18. Ao VN, o infectologista Antonio Bandeira disse na manhã desta terça-feira (20) que o número de casos já estaria em 22.

Nesta tarde, a Sesab confirmou o aumento no número de infectados. Em nota, o órgão “esclarece à população que, até a manhã de hoje (20), foram notificados 22 pacientes com sintomas de dor muscular intensa, de início súbito, acometendo, principalmente, a região cervical (pescoço), ombros, costas, coxas e/ou panturrilhas”. Confira nota completa:

SURTO DE MIALGIA AGUDA

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), esclarece à população que, até a manhã de hoje (20), foram notificados 22 pacientes com sintomas de dor muscular intensa, de início súbito, acometendo, principalmente, a região cervical (pescoço), ombros, costas, coxas e/ou panturrilhas. Todos os pacientes residem na capital, sendo que 14 relataram o consumo de peixe, enquanto oito não se recordam ou não consumiram peixe.

Está em curso um processo de investigação que reúne profissionais da Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e Ambiental, bem como os técnicos do Laboratório Central do Estado (Lacen). Esclarecemos que até o momento o Lacen não coletou quaisquer amostras de alimentos, pois os casos foram notificados tardiamente.

Alertamos que a população deve procurar imediatamente uma unidade de saúde caso apresente os sintomas citados. Todas as unidades de urgência e emergência estão orientadas a notificar imediatamente os casos suspeitos de Mialgia Aguda, o que possibilita acelerar o processo de investigação.

Fonte/ Varela Noticias