Tanquinho: comemora 61 anos de emancipação política administrativa nesta quarta – feira dia 14

Tanquinho: comemora 61 anos de emancipação política administrativa nesta quarta – feira dia 14

 

 

Nesta quarta-feira dia 14 de agosto o município de Tanquinho comemora 61 anos de emancipação politica cidade que fica localizada ás margens da BR 324.    A Cidade que fica localizada às margens da BR-324 . Para este dia, feriado municipal.

 

Tanquinho é tradicionalmente conhecida no Brasil pela sua excelência qualidade da carne do sol, requeijão, farinha, doces em geral e artesanato. O município tem uma vasta diversidade produtiva, o seu comércio varejista é sólido e a zona rural desenvolve artesanatos com fibras de palmeira.

 

 

A cidade é guardada’ pelo Monte da Emancipação, elevação rochosa de beleza inquestionável e que domina a paisagem. O ponto turístico local é assim nominado em alusão ao desmembramento entre Tanquinho e Feira de Santana.

 

 

 

 

História

 

 

Devido a uma estiagem que secou a fonte, os viajantes mudaram o roteiro local e descobriram uma nova nascente que nominaram apenas de Tanquinho, que se tornou a nova parada dos tropeiros. Com o passar do tempo, o ponto de descanso começou a ser habitado e em 1879 foi elevado à categoria de distrito de Feira de Santana.

 

 

 

 

 

 

No ano de 1952 a localidade foi elevada ao nível de município, mas dois anos depois voltou a ser subordinada ao território feirense. A emancipação político-administrativa se consolidou em 1958 através da Lei Estadual Nº 1.019. Localizada aos pés do “Monte da Emancipação”, recheado de grande beleza natural.

 

 

 

 

Com uma população católica expressiva, o município tem Santo Antônio como padroeiro local. O santo é celebrado em junho, mês em que também se realizam os festejos juninos ao som do forró e quando também é possível experimentar os produtos típicos da época, a exemplo dos licores.

 

 

 

 

 

O comércio é uma atividade de grande influência no surgimento e história de Tanquinho. Há quase dois séculos, tropeiros que comercializavam alimentos na região costumavam descansar à margem de uma nascente de água chamada de Tanquinho do Gonzaga, situada próxima da atual sede do município.

 

 

Administração

O atual prefeito de Tanquinho é Luedson Soares.  O município tem vários restaurantes ao longo da BR-324, no perímetro urbano da cidade.

Fonte/www.panoramageral1.com.br

Da redação capimgrosso.com.br