Desemprego cai no DF e 64 mil ingressam no mercado de trabalho

No DF, 64 mil pessoas ingressaram no mercado de trabalho em um ano

No DF, 64 mil pessoas ingressaram no mercado de trabalho em um ano Reprodução/Agência Brasília

O número de desempregados caiu de 291 para 283 mil em um ano no Distrito Federal. É o que apontam os dados da Codeplan (Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) e do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). Segundo a pesquisa, a queda de 1,1% na taxa foi impulsionada pelo aumento do nível ocupacional. No total, 73 mil novos postos de trabalho foram criados nesse período. 

Esses empregos gerados foram superiores à quantidade de pessoas consideradas economicamente ativas — 64 mil pessoas ingressaram no mercado de trabalho. Isso elevou a estimativa de pessoas ocupadas, passando de 1.314 para 1.387 nos últimos 12 meses. 

Segundo a pesquisa, o aumento na ocupação foi puxado, principalmente, pelo crescimento no setores de serviços, comércio e reparação, construção e indústria de transformação; e pela forma de contratação. Houve crescimento do salário no setor privado com e sem carteira assinada.

A pesquisa de Emprego e Desemprego (PED-DF) da Área Metropolitana de Brasília levou em consideração análises das 33 regiões do Distrito Federal e algumas cidades do Entorno.

Taxa de participação

A taxa de participação também teve um acréscimo, passando de 64% para 65,4%. Esse índice considera trabalhadores com idade a partir dos 14 anos incorporados ao mercado de trabalho. 

Em janeiro deste ano, o mercado de trabalho do DF agregou 1.670 mil pessoas como ocupadas ou desempregadas, volume superior ao observado no mês anterior.

Créditos desta matéria – noticias.r7.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.