Ministro diz que nova idade mínima para aposentadoria será de 65 anos Proposta será encaminhada ao Congresso Federal, mas o governo não sabe ainda quando

Ministro diz que nova idade mínima para aposentadoria será de 65 anos
Proposta será encaminhada ao Congresso Federal, mas o governo não sabe ainda quando

eliseu-padilha-chefe-da-casa-civil-1470358378738_v2_615x300

Tomaz Silva/Agência Brasil

A nova idade mínima para se aposentar será 65 anos de idade, segundo informações o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, em entrevista à TV Globo. A proposta, apesar de já ter sido finalizada pelo Palácio do Planalto, será encaminhada ao Congresso Federal, mas o governo não sabe ainda quando.
“O primeiro sistema previdenciário, de 1934, do governo do presidente (Getúlio) Vargas, a idade mínima (de aposentadoria) era de 65 anos. Lá, a expectativa de vida era de 37 anos. Hoje, queremos idade mínima de 65 anos, com expectativa de vida de 78 anos”, disse Padilha.
Ainda de acordo com o ministro, a regra valerá para todas as pessoas com menos de 50 anos. Quem tem acima desta idade permanecerá na regra atual, mas terá que pagar um “pedágio” proporcional ao período que falta para se aposentar. Para mulheres e professores, a idade de transição seria a partir de 45 anos.
Fonte: Varela Noticias