1º lote de vacina contra a gripe é encerrado em menos de uma semana em Capim Grosso

 1º lote de vacina contra a gripe é encerrado em menos de uma semana em Capim Grosso

 

O 1º lote da campanha de vacinação contra a gripe no município de Capim Grosso, foi encerrado em menos de uma semana, informou Rangel, Coordenador da Vigilância Epidemiológica, do município de Capim Grosso. “Foram 1.700 doses utilizadas em menos de uma semana, numa resposta bastante positiva da população”, colocou Rangel, em participação no Jornal Transamérica 2ª edição.

O Coordenador informou ainda que mais 1.700 doses serão disponibilizadas para a população a partir de quarta-feira, dia 02 de maio, correspondente a mais 25% da meta da campanha que pede pela vacinação de 90% da população alvo. “A meta de Capim Grosso é vacinar 7.136 pessoas em todo o município”, colocou Rangel.

Segundo o MS – Ministério da Saúde – a imunização vai assegurar proteção contra os três subtipos do vírus de maior incidência: H1N1, H3N2 e Influenza B.

A meta é vacinar 54 milhões de pessoas em todo o País. Para tanto, foram adquiridas cerca de 60 milhões de vacinas. A campanha começou antes na região metropolitana de Goiânia. O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, explicou que essa medida se deve ao fato de ter sido identificado um surto na área.

O Dia D, quando há maior mobilização para vacinação, está marcado para 12 de maio. A projeção do governo federal é que as vacinas estejam disponíveis em 65 mil postos do país. Em 2017, a cobertura foi de 87,7%.

O objetivo é atuar no período de maior propagação do vírus: na transição entre o outono e o inverno. A iniciativa será voltada principalmente para idosos, gestantes, crianças com idades entre seis meses e 5 anos, trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, puérperas (mulheres cujo parto ocorreu há até 45 dias) adolescentes e adultos privados de liberdade.

Texto: Arnaldo Silva com informações complementares de Jonas Valente, Repórter Agência Brasil/Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil.

As informações são do Reporterbahia