Capim Grosso – Prefeita que renunciou em 2012, pretende voltar a administrar o município

 

Capim Grosso – Prefeita que renunciou em 2012, pretende voltar a administrar o município

Ex-gestora deve homologar a candidatura nos próximos dias com apoio do atual prefeito Sivaldo Rios

lydia-pinheiro

Lydia ficou em 2º lugar, mas assumiu o mandato por meios judiciais | Foto: Raimundo Mascarenhas

Depois de renunciar ao mandato de prefeita de Capim Grosso em 16 de abril de 2012, alegando problemas de saúde, a médica Lydia Fontoura Pinheiro, (PSD), confirmou ao CN que é pré-candidata prefeita. Lydia Pinheiro ficou em segundo lugar em 2008 assumiu a gestão por decisão Judicial em agosto de 2010, após o afastamento do então o vice-prefeito João Dias, conhecido por João do Couro, que já havia assumido a gestão pela vacância do cargo deixado pelo advogado Itamar Rios que havia renunciado para disputar uma vaga na assembleia legislativa.

O atual prefeito Sivaldo Rios, falou que a indicação do nome da médica para sua sucessão foi resultado de uma pesquisa popular, consulta as lideranças do grupo e ela representa a unidade, principalmente pela gestão que realizou. Sivaldo informou que dos 11 vereadores que compõe a Câmara, nove já declararam apoio a Lydia e apenas um, Samoel Ferreira (PMDB), tem feito campanha contra. Rios disse que é possível que o apoio passe a ser de 10 vereadores, pois conta também com apoio do PSB, PRB, PSD, PT, PR, PROS, PCdoB, PSD e PHS.

Sivaldo é filiado ao PSDB e disse ao CN que se relaciona bem com todos os partidos da base e conseguiu adesão do PCdoB, partido que encabeçou a chapa de oposição a qual ele venceu em 2012. A indicação como pré-candidato a vice-prefeito de Lydia é o vereador do PRB Frank Neto Oliveira Sousa.

PCdoB, PT e PSDB juntos

Prefeito disse que contará com vários partidos para fazer uma forte coligação | Foto: Raimundo Mascarenhas

O prefeito Sivaldo Rios disse que “esse casamento” em Capim Grosso funciona e tem dado certo, pois, todos eles entenderam que o PSDB local é “companheiro” de primeira hora do ex-governador Jaques Wagner e do governador Rui Costa. Segundo Silvaldo, falando especificamente do PCdoB, o partido é forte no município e dono dos seus votos.Ele citou o exemplo da eleição de 2012, quando o candidato da legenda Marcos Antonio Rios Carneiro obteve 39,32% dos votos válidos e depois divergiu do partido, abandonou as comunidades e ele o convidou o partido para base.

Hoje o PCdoB comanda a pasta de educação, tendo a frente o secretário Edcarlo Oliveira e os vereadores Antonio Gonçalves de Matos, mais conhecido por Antonio de Braz e Gilberto Alves dos Santos, eleito pelo PSDB e migrou para a legenda comunista.

Itamar Rios deve ser o adversário de Lydia

itamar-rios

Itamar confiante na sua candidatura este ano

Assim como aconteceu em 2008, a disputa para prefeito deve ser entre Itamar Rios x Lídia Pinheiro, pois, na noite de terça-feira, 12, foi marcada por muito barulho de fogos de artifícios em várias partes da cidade de Capim Grosso, e segundo o site Arnaldosilvaradialista,  ás 08h54 desta quarta-feira, 13, recebeu via WhatsApp uma mensagem de áudio do pré-candidato a prefeito pelo Democratas, Itamar Rios, informando que o seu pedido de liminar impetrado na justiça local referente às contas rejeitadas pela Câmara de Vereadores, foi deferido de forma favorável pelo juiz substituto da Comarca de Capim Grosso, Dr. Marley Cunha Medeiros, que atua como Juiz da 1ª Vara Crime de Jacobina, o que lhe dar condições de registrar candidatura nas convenções do partido.

De acordo com Arnaldo Silva, vale citar que essa é uma decisão de 1ª entrância, por tanto a liminar favorável ao pré-candidato outorgada pelo magistrado cabe recurso.

Fonte: Calila Noticias