Capim Grosso: Saúde de Qualidade como direito do Povo Brasileiro

Na manhã desta terça-feira (2), aconteceu no distrito de Pedras Altas, no povoado do Peixe e em Caiçara as pré conferencias municipal de saúde.

Estamos realizando a primeira etapa de um grande circulo que será concluído no final do ano onde será realizada a conferencia nacional. Com tudo estamos realizando hoje (terça-feira), as pré conferencias municipais aqui de Capim Grosso-BA  onde irmos eleger os delegados e levantarmos os problemas locais para que possamos discutir na conferencia municipal de saúde que vai acontecer de 16-17 do mês e ano em curso que tem como tema Saúde de Qualidade como direto do povo Brasileiro.

Vale ressalta que o SUS ( sistema único de saúde), ele se constrói a medida que existem a participação popular e sendo que o controle social é um dos princípios do SUS contudo a população precisa estar atuante visto que alem de todos os direitos que a população tem garantidos pela constituição que rege o SUS ela (população), também tem o seu dever que, é o de participar da construção desse sistema único de saúde e levantar as questões os problemas e junto com a gestão encontrar soluções para os problemas. Disse a secretária de saúde do município de Capim Grosso Dayana Caribé ao capimgrosso.com.br

Esperávamos um pouco mais da participação popular mais infelizmente não tivemos a quantidade de pessoas esperada  aqui em Pedras Altas, contudo tivemos uma discussão bastante proveitosa e conseguimos trabalhar os  eixos temáticos aonde nos juntamente com os presentes tivemos boas idéias que serão apresentadas no dia da conferencia. Disse Fernando ao capimgrosso.com.br

Foram eleitos seis  (6), delegados em cada localidade aonde aconteceu as pré conferencias sendo que serão quatro (4), titulares e dois (2), reserva  visto que os delegados eleitos irão representar as receptivas localidades da qual foram eleitos.

As pré conferencias foram coordenada pela gestão e com os membros do conselho municipal de saúde de Capim Grosso-BA.

Texto:  Gevaldo Rosa