Capim Grosso: Vereadores apoiam revitalização da feira livre

Camara sessão

“CETEP apresentou projeto para melhoramentos”

Na sessão realizada na Câmara de Vereadores, nesta terça feira, 3, trouxe novidades e inovações para serem implantadas na feira livre, com projetos desenvolvidos por alunos e professores do colégio CETEP. O Poder Legislativo Municipal ainda foi homenageado pela fanfarra do povoado do peixe, pelo excelente trabalho desenvolvido ao incentivo da educação cultura.

Antonio de Braz disse que é com apoio dos vereadores que as coisas acontecem , quando vem para a tribuna cobrar é porque quer o bem do município e quem é servidor principalmente, pois o vereador e o prefeito passam, “mas o servidor permanece”. ” A gente ver uma bacia de água lavando pratos por mais de uma vez nas barracas que servem alimentação, tira a vontade de comer”, reclamou. Comentou sobre a cobrança do mercado do produtor e que não foi resolvido o problema, porém, a equipe da secretaria já compareceu no local. Relatou sobre a renovação da praça de Pedras Altas, que foi melhorada após cobranças do edil.

Gilberto Alves parabenizou o Prefeito Sivaldo Rios por ter conseguido o avanço nas obras da creche do povoado do Peixe, aproveitando a oportunidade para parabenizar a fanfarra do local. Também exaltou o projeto do colégio CETEP. Comentou que as barracas de frutas e legumes em Serrolândia já são padronizadas e depois do final da feira, chega uma caçamba para fazer a coleta dos restos de leguminosas.

Vanderley Araújo comentou que já teria entrado com projetos para pias móveis na feira livre e que alguns vereadores visitaram o local tentando reverter a situação, e a mesma coisa sobre as churrasqueiras, “sempre fiquei do lado das barraqueiras e é preciso resolver o problema com mais brevidade possível”, cobrou. Também pediu novamente a reabertura dos banheiros públicos do ginásio de esportes. Disse ainda que no mercado do produtor tem fedentina e imundices, e os alimentos à venda próximos. Sobre as estradas vicinais, disse que foi jogado um material e não fez a patrolagem, a sitaução ficou pior sem condições de trafegar, com carros quebrando a todo instante. “Pessoas ainda me procuram que carros pipas não estão dando conta da demanda da água”.

Bruno Vitor comentou sobre o projeto da feira livre e também a FAMUP (Fanfarra Municipal do Peixe), que aos poucos esta se colocando jovens e levando o nome do povoado. Falou sobre a chegada do Plano de Cargos e Salários dos Servidores , onde há oito dias já se encontra na Casa e o SINSP não se manifestou, pedindo que os setores peguem uma copia, e assim os vereadores possam votar. Bruno ainda reclamou que a estrada que liga ao Colonia e a que liga ao Pereira, necessitam melhorias. “Capim Grosso hoje tem para mais de 50 veículos jogados em terrenos baldios fazendo focos da dengue e crianças se cortando, como no Bairro São Luiz, é preciso punição para donos de terrenos baldios”, sugeriu. Para os pais de famílias, Bruno disse que têm jovens entre 14 e 17 anos trafegando na BR em alta velocidade “e achando pouco ainda deita na moto, ai se tiver um acidente a culpa é sua, que da cinco horas da tarde e você não sabe onde esta seu filho, mas se a policia multar vai está errada porque não multa bandido”.

Frank Neto disse ter sido convidado pela direção do CETEP, junto ao vereador Samoel e o Secretário de Urbanismo a conhecer essa pesquisa importante. “Os alunos do curso de edificação também apresentaram uma pesquisa de um bloco de concreto, que provavelmente substituirá o paralelepípedo em todas as cidades, com uma capacidade de drenagem muito grande e Capim Grosso larga na frente”, adiantou. Falou sobre as condições suficientes à aqueles alunos que concluem os cursos técnicos, firmando compromisso de apoiar o trabalho brilhante do CETEP. Sobre os projetos tramitando na Casa, chamou a atenção da importância da aprovação do Refis, que autoriza o parcelamento de débitos anteriores, sem juros e o outro é o que regulamenta o IPTU para 2015. Se colocou a disposição para discutir no que for possível sobre os projetos da feira livre. Disse que entregou o pedido de 400 barracas padronizadas ao Presidente da CAR , “já será um ponta pé inicial e contribuir para a qualidade de vida, com a necessidade de se fazer uma mudança rápida”, concluiu.

Samoel Moto Taxi disse que o CETEP é uma escola brilhante que traz felicidades, onde a juventude trás soluções para os problemas do município, esperando que nem só a Câmara abrace, mas também o gestor municipal, pois tudo só acontece quando ele quer. Samoel disse que às vezes se depara com situações que é necessário atender alguém, e o que se refere a taxa de iluminação pública denunciando uma cobrança irregular, pedindo à Casa que enviasse a COELBA um oficio, onde responderam que a taxa é cobrada por conta da ITR , “mas é balela, fico triste porque mesmo errado há quem defenda, falaram que a energia de Capim Grosso iria melhorar e foi necessário o município entrar com uma representação”, relatou. Disse que não é necessário atacar sem prova e nem defender sem prova, “essa situação não está na tabela e a tabela não diz isso”. Explicou que a comunidade, Canto da Seriema está como Fazenda Jenipapo, “mas o foco é a manutenção e Capim Grosso TV fez inumas reportagens o povo pedindo para mostrar a escuridão”. “A cidade arrecada meio milhão de reais por ano, daria para comprar mais de 45 mil lâmpadas, as vezes é necessário ofícios para trocar uma lâmpada”, disparou. Sessão passada foi votada suplementação de 15%, mês passado foi uma de 50% e apresentei emenda de 25% . Não foi questionado uma suplementação tão alta em um ano e ainda se pede duas”, concluiu.

Hildete Rios Carvalho comentou que a vontade ara de fazer tudo, mas infelizmente isso não se consegue e a banca de vereadores busca sempre o melhor para Capim Grosso, disse que ver hoje alguma coisa ser feita e “na época passada não se tinha médico e não se tinha nada”. Disse que quando fez parte da oposição fez denuncias com provas. Reclamou que motoboys circulam no meio da feira livre. Na cidade já tem um projeto de usa autoria para trazer um centro de abastecimento no município.

Vivaldo Moreira comentou sobre a participação da Famup na sessão desta terça feira, fazendo elogios ao trabalho que esta sendo desenvolvido. Também elogiou o CETEP pelo projeto apresentado para a feira livre. Informou que no feriado prolongado já foram registradas 31 mil multas , 860 acidentes e vários motoristas apreendidos embriagados, e nos acidentes fizeram 61 vitimas fatais. Comentou sobre premiações que sua família vem recebendo na área de construção civil.

Prof Ney incentivou os jovens a participarem mais da política, pois os partidos não são corruptos, apenas poucos membros , e também as empresas não são corruptas alguns, funcionários ou donos, por ventura, é que podem se tornarem corruptos, “os jovens precisam entrar na política para que as pessoas do bem participem e os maus se retirem, nós temos uma excelente câmara, não vamos desanimar com a política”.

Fonte: Ascom Câmara