Poder Público, Sociedade Civil e Advogados se unem em busca da resolução das mortes em Quixabeira

Uma reunião convocada pelo Prefeito Eliezer Costa aconteceu no salão do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quixabeira na tarde desta terça-feira ,14 de julho, tendo como principal e único tema o episódio fatídico que aconteceu na cidade na última quinta-feira (9), quando dois rapazes, irmãos, foram assassinados na cidade, sendo eles Edson Alves dos Santos, 27 anos, e Luciano Alves dos Santos ,31 anos. Fato que causou revolta e espanto em toda a comunidade de Quixabeira.

IMG-20150715-WA0009 (Small)IMG-20150715-WA0009 (Small)

A sociedade civil esteve presente, representantes de entidades, inclusive Igreja Católica, Igreja Adventista, Igreja Assembleia de Deus, STTR, Setor de Educação, Concelho Tutelar, Secretários Municipais e o pai das vítimas o Sr. Chiquinho. Vereadores da cidades também marcaram presença, sendo eles :Glassigleide Santos, Lucília Moura, Ril de Beto, Essinho Martins, Tota, Dourenilson Firme e Rogério Lima.

A mesa foi composta pela Dra. Marilda Miranda, presidente da OAB subseção Jacobina, Dra. Rosana Rios, Dr. Jessé Reis e Dr. Fábio Reis.

O prefeito Eliezer Costa fez uso da palavra enquanto representante do município e deixou clara a sua preocupação e disposição para lutar pela resolução deste caso e segurança preventiva para que fatos como esse não voltem a acontecer em Quixabeira.

final_bstSnapshot_11995

A intenção da reunião é o estudo da possível formulação de um documento a ser enviado a uma instancia maior, ou seja esse documento deve ser encaminhado para as autoridades competentes, Secretário de Segurança Pública do Estado, Ministério Público, a Coordenação Regional de Polícia Civil, a Coordenação de Policia Militar e os demais.

A Dra. Marilda deixou claro em sua fala que “ninguém tem o direito de fazer o papel de justiceiros, muito menos tirando a vida das pessoas”.

 

Em seguida a Dra. Rosana falou da “passividade” dos cidadãos quixabeirenses diante desse e de outros fatos. “É necessário se manifestar “.

E interrogou: “É isso que nós queremos continuar vendo?”

Dr. Fábio Reis demonstrou sua tristeza e pesar dizendo: “Morreram pessoas inocentes, pessoas de bem. (…)Através de nossas ações podemos fazer com que outras vidas de inocentes não sejam ceifadas. (…) Se fecharmos os olhos e fingirmos que não é conosco o mundo continuará do mesmo jeito “. Dr. Fábio ainda explanou sobre o princípio da dignidade da pessoa humana previsto na constituição federal; e da importância do papel de cidadão investigativo buscando respostas e acompanhando o andamento das coisas.

Dr. Jessé falou da corrupção no meio policial, o que dificulta a confiança e aproximação da comunidade com a polícia para que sejam denunciantes de atos como esses. (Sem generalizar – Isso a nível de país)

Ao final o prefeito Eliezer fez o convite para uma segunda reunião na quarta-feira dia 15 no mesmo local –Salão do STTR, a partir das 15:00 horas – com a presença do delegado Dr. Humberto Marino, capitão Luiz Henrique e também do Tenente Breno Fernandes, para um aprofundamento maior da questão, na oportunidade serão debatidos assuntos sobre a segurança do Municipio.

Todos estão convidados. “Juntos somos mais fortes”.

Texto e fotos:
Gessica Souza
Apresentadora do Notícias da Contorno.

www.contornofm.com.br