Uma reunião convocada pelo Prefeito Eliezer Costa aconteceu no salão do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quixabeira na tarde desta terça-feira ,14 de julho, tendo como principal e único tema o episódio fatídico que aconteceu na cidade na última quinta-feira (9), quando dois rapazes, irmãos, foram assassinados na cidade, sendo eles Edson Alves dos Santos, 27 anos, e Luciano Alves dos Santos ,31 anos. Fato que causou revolta e espanto em toda a comunidade de Quixabeira.
A sociedade civil esteve presente, representantes de entidades, inclusive Igreja Católica, Igreja Adventista, Igreja Assembleia de Deus, STTR, Setor de Educação, Concelho Tutelar, Secretários Municipais e o pai das vítimas o Sr. Chiquinho. Vereadores da cidades também marcaram presença, sendo eles :Glassigleide Santos, Lucília Moura, Ril de Beto, Essinho Martins, Tota, Dourenilson Firme e Rogério Lima.
A mesa foi composta pela Dra. Marilda Miranda, presidente da OAB subseção Jacobina, Dra. Rosana Rios, Dr. Jessé Reis e Dr. Fábio Reis.
O prefeito Eliezer Costa fez uso da palavra enquanto representante do município e deixou clara a sua preocupação e disposição para lutar pela resolução deste caso e segurança preventiva para que fatos como esse não voltem a acontecer em Quixabeira.
A intenção da reunião é o estudo da possível formulação de um documento a ser enviado a uma instancia maior, ou seja esse documento deve ser encaminhado para as autoridades competentes, Secretário de Segurança Pública do Estado, Ministério Público, a Coordenação Regional de Polícia Civil, a Coordenação de Policia Militar e os demais.
A Dra. Marilda deixou claro em sua fala que “ninguém tem o direito de fazer o papel de justiceiros, muito menos tirando a vida das pessoas”.
Em seguida a Dra. Rosana falou da “passividade” dos cidadãos quixabeirenses diante desse e de outros fatos. “É necessário se manifestar “.
E interrogou: “É isso que nós queremos continuar vendo?”
Dr. Fábio Reis demonstrou sua tristeza e pesar dizendo: “Morreram pessoas inocentes, pessoas de bem. (…)Através de nossas ações podemos fazer com que outras vidas de inocentes não sejam ceifadas. (…) Se fecharmos os olhos e fingirmos que não é conosco o mundo continuará do mesmo jeito “. Dr. Fábio ainda explanou sobre o princípio da dignidade da pessoa humana previsto na constituição federal; e da importância do papel de cidadão investigativo buscando respostas e acompanhando o andamento das coisas.
Dr. Jessé falou da corrupção no meio policial, o que dificulta a confiança e aproximação da comunidade com a polícia para que sejam denunciantes de atos como esses. (Sem generalizar – Isso a nível de país)
Ao final o prefeito Eliezer fez o convite para uma segunda reunião na quarta-feira dia 15 no mesmo local –Salão do STTR, a partir das 15:00 horas – com a presença do delegado Dr. Humberto Marino, capitão Luiz Henrique e também do Tenente Breno Fernandes, para um aprofundamento maior da questão, na oportunidade serão debatidos assuntos sobre a segurança do Municipio.
Todos estão convidados. “Juntos somos mais fortes”.
Texto e fotos:
Gessica Souza
Apresentadora do Notícias da Contorno.
www.contornofm.com.br